quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Megaman - clássicos do Nintendo, Super Nintendo e Playstation One - Part 10




O nono jogo da série clássica Rockman não é Rockman 9. Mega Man & Bass ou Rockman & Forte é uma história independente mas que tem a ver com a cronologia oficial como mostrado no verdadeiro Rockman 9, embora este só tenha sido lançado há dois anos. O jogo em questão foi lançado no Japão em 1998 para Super Nintendo e mais tarde para Game BoyColor.

Um misterioso robô chamado King está atacando a cidade e até mesmo Dr Willy pede socorro. King está recrutando robôs para seu exército e ataca o museu dos robôs. Dr Light une forças a Willy e eles mandam Megaman e Bass deterem King. Este é um jogo da série original onde você tem a opção de jogar com outro robô sem ser Rock. Você pode escolher entre ele e Bass. O que você escolher ficará com você até o fim do jogo não sendo possível trocar. Bass conta com a Bass Buster e a capacidade de dar Dash(Se deslizar rapidamente), sua buster não carrega mas atira sem parar indefinidamente, ele também pode copiar as armas dos Robots Masters derrotados.

Megaman/Bass invade o museu. Lute contra os inimigos até encontrar Proto Man(Blues no original) e King. O irmão de Rock tenta deter King mas é seriamente ferido. O seu personagem vai confrontá-lo mas ele afirma que não pode perder tempo e ressuscita Green Devil para lutar com você. Ele é mais simples de vencer que no Megaman 8. Apenas atire sem parar na gosma, revelando o olho e atingindo-o se desviando das gosmas que ele atira.

Após isso é hora de enfrentar os Robots Masters que King recrutou. Além de alistar Cold Man, Burner Man, Pirate Man, Ground Man, Magic Man e Dynamo man, ele ainda revive Tengu Man e Astro Man para formarem os oito chefes principais do jogo. Você começa podendo escolher entre Cold Man, Astro Man e Ground Man. Enfrentando determinados inimigos você vai desabilitando os outros. Dá para seguir a ordem dos pontos fracos: Cold Man, Burner man, Pirate Man, Ground Man, Tengu Man, Magic Man, Astro Man e Dynamo Man.

Os bolts nesse jogo são pegos normamente derrotando inimigos e no meio das fases. Os itens especiais do jogo são os CDs com imagens de personagens de toda a série clássica(Veja a imagem de King). A loja continua. Existe uma fase especial onde você passa por teleportadores e tem de pegar bolts gigantes. Para bolt você precisa de uma arma especial como a Magic Card para pegá-lo. São 8 teleportes para as oito armas.
Invada o castelo de King e enfrente Atetemino Proto, que também foi revivido(Copy Vision) e Monking A. Na segunda parte enfrente King Tank(Remote Mine), King Plane(Mega/Bass Buster, cuidado para não cair). Você encontra King com um super escudo. Desvie dos golpes e acerte-o quando ele estiver desprotegido. Proto Man aparece e, desta vez, consegue destruir a defesa do inimigo com um Hadouken(???) mas fica fraco. Vença King sem o escudo com seu poder. Ao ser derrotado King diz que só queria destruir os robôs pois eles eram uma ameaça ao mundo como seu mestre havia dito. Um prêmio para quem adivinhar quem era o mestre e culpado de tudo...

...Willy(Dãaa) aparece e manda King atacar com o plano B. Até Bass fica furioso com seu criador. Vá atrás de King e ele se unirá aos veículos que você destruiu formando o Jet King Robo(Atire em sua cabeça). Ao perder King percebe que estava errado e desaparece na explosão da destruição de suas máquinas.

A última etapa do castelo de King se revela como a única de Willy neste jogo. Como sempre, o vilão traz os Robots Masters mortos de volta à vida para uma revanche. Só que aqui funciona como no jogo original. Não há teleportadores. Você segue em frente e vai matando-os(rematando? Existe este termo?) conforme os encontra. A ordem deles é Cold Man, Astro Man, Dynamo Man, Pirate Man, Burner Man. Após esses, você revê o sub-chefe de Clown Man. Apenas desvie até ele liberar a passagem. Continue e dê um fim definitivo em Magic Man, Ground Man e, de uma vez por todas(Até o momento!) em Tengu Man. Depois, enfrente Willy Machine(Remote Mine) e Willy Capsule(Magic Card).

No final de Megaman, Willy pede perdão. Não se sabe como ele escapa aqui, pois o herói volta para casa é parabeinizado por Dr Light e Roll. Rock está triste por não ter conseguido salvar King mas sua irmã mostra uma carta de King dizendo que vai reparar seus crimes se dedicando à paz da humanidade até que o destino dos robôs seja melhorado. Ele espera reencontrar o herói azul como amigo e não como inimigo.

No final de Bass, Willy pede perdão por ter subestimado-o construindo King e diz que havia perdido a fé de Bass vencer Megaman. Como King foi vencido pelo rival de Megaman, Willy diz saber a verdade agora de que Bass é o mais poderoso dos robôs. Willy tenta mostrar um projeto de uní-lo a King mas Proto Man aparece e destrói o plano. O cientista manda Bass matá-lo mas Bass diz que luta por si mesmo. Proto Man diz que ele nunca derrotará seu irmaozinho pois este luta pela humanidade e não por si mesmo. Após dizer isso ele vai embora sem convencer Bass, que acha ridiculo o que Proto disse e que ele luta para destruir Megaman e o jogo termina. Assim, a conclusão que fica é que, diferente do modo do protagonista da série, King foi destruído por Bass.

Este foi o último review da série clássica. Os jogos Megaman 9 e Megaman 10 foram lançados recentemente. Eles retornam aos gráficos do Nes 8 bits sem muitas novidades. Assim sendo, conforme já tinha dito, Megaman 8 é o melhor jogo da série e o último decente na minha opinião. Megaman & Bass só tem de novidade a possibilidade de jogar com outro personagem. Os gráficos são copiados do oitavo jogo, alguns inimigos também, o jogo é difícil demais e retrocedeu sendo lançado para o Super Nintendo. Depois foi lançado para game Boy Advance sem alterações. O próximo post será uma introdução para uma série de reviews da série sucessora da clássica, a série X, considerada por muitos a melhor de todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário