sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Megaman - clássicos do Nintendo, Super Nintendo e Playstation One - Part Final







Megaman X5 ou Rockman X5 foi lançado em 2000 para Playstation One e dois anos depois para PC. Ele traz várias novidades como você poder, além de jogar com Zero de novo, alternar os personagens por fase, se abaixar e poder começar o game com a armadura conquistada no último jogo, há a apariçao dos novos aliados nos Mavericks Hunters que auxiliam os heróis: Alia, Signas, Lifesaver e Douglas e um modo de treino. Além de trazer a possibilidade de três defechos para a saga e revelar de vez o segredo de Zero e sua relação com a Maverick War. Escolha na tela de seleção um de seus personagens. Se for X, ele terá a Force Armor de cara e, se for Zero, ele terá a sua Z-Buster. Porém o que você não escolher não terá essas opções mais.

Duas sombras misteriosas estão conversando. Um fala sobre uma colônia que ainda está viva e pede ao seu mestre para derrubá-la e espalhar o vírus na Terra. Este fala que vai ao planeta mostrar ao Zero quem é o seu verdadeiro inimigo...
Alia chama X/Zero e diz que Sigma, um dos que estavam falando acima, está atacando visando uma estátua como alvo. Os reploids da área viraram mavericks e ela diz que perdeu contato com Zero/que X está a caminho. (A Force Armor só perde a Nova Strike e usa o tiro gigante que deixa um campo de força). Vá e ela lhe passará um tutorial de como agir. Logo você encontra seu parceiro ferido(Se for X, sua armadura estará destruída) e lutará com o primeiro chefe do jogo: Sigma. Calma, ele é fácil!

Sigma explode mas espalha o Sigma Virus pelo planeta transformando vários reploids em mavericks. Por ordem do chefe Signas, X e Zero se teleportam ao HQ escapando de serem contaminados. Lá eles descobrem que a colônia espacial Eurasia foi afetada e colidirá com a Terra em 16 horas. O jeito é destruí-la usando o antigo canhão enigma ou pilotar uma nave e arremessá-la na estação com risco de vida para o piloto. Desconsiderando a última hípótese Signa diz que para ativar o canhão eles precisam de quatro itens que estão em poder de quatro reploids que viraram mavericks: Grizzly Slash, Duff McWhalen, Squid Adler e Izzy Glow.

Haverá mais quatro à direita na tela de seleção mas não os enfrente agora. Selecione o chefe e depois o personagem com o qual quer enfrentá-lo. Ao terminar uma você recebe um ranking baseado no tempo para terminá-la, inimigos derrotados e danos recebidos além de receber partes para fortalecer o c. Cada fase tomará de você uma hora do tempo não importando o tempo real que você leva nela(Tipo a Batalha das Doze Casas que três episódios é só uma hora na história ou os vários da luta Goku x Freeza que só levam cinco minutos). Você poderá salvar hunters em perigo nas fases. Encoste neles e eles recuperarão sua energia e se teleportarão são e salvos. Vença o primeiro inimigo e a outra voz do início do jogo se apresentará aos hunters como Dynamo. Ao vencer o segundo maverick, ele vai invadir a base dos hunters e você terá de lutar com ele perdendo mais uma hora(X-Buster/Z-Saber) e ele fugirá. O Sigma Virus tentará te pegar nas fases.

Ao vencê-los você poderá ativar o Enigma e destruir Eurasia. Porém, o plano pode não dar certo(Não descobri se há algum método de se obter sucesso ou se é aleatório. Parece que tem a ver com os rankings das fases e/ou o nível de dificuldade que você escolheu). Se o canhão falhar, os hunters terão de usar aquele plano B e Zero se oferecerá para pilotar a nave. mas, para ativá-la, você terá de vencer os quatro mavericks restantes e pegar as partes dela. Continue com a última arma obtida. Eles são: Dark Dizzy, The Skiver, Mattrex e Axle the Red. O alado e o dinossauro são sobreviventes da Repliforce. Se obter sucesso, pode ir direto para a fase de Sigma, mas não terá as armas e os itens da fase. Dynamo aparecerá novamente lhe roubando mais uma hora(Você já deve ter a arma de Skiver, use nele para vencê-lo mais facilmente). Depois do Enigma se descobre que Zero é imune ao Sigma Virus e aparece´ra um virus mais poderoso, o Zero Virus.
A ordem dos chefes vale para X e Zero. Ambos aprendem novas habilidades dos chefes até quem não lutou. Por exemplo: Se você derrotar Grizzly Slash com X, ele terá a C-Shot e Zero receberá a Mikazukizan( Ataque no ar) e amobos são os pontos fraco de Duff McWhalen. Os outros golpes de Zero, na ordem dada, são:

Hisuisho - Ataque com Dash Air

Denjin - Cima + ataque

Messenko - Escolha como arma especial

Dark Hold - Escolha como arma especial. Pare o tempo e ataque seus inimigos

Shippu - Ataque após o Dash
Danchien - Salte e aperte para baixo + ataque

Sogenmu - Escolha como arma especial
Agora é a hora que o final do jogo será decidida. Zero pilota a nave e colide com Eurasia. Ele pode obter sucesso sendo resgatado depois ou não. Nesse caso, ou se o tempo acabar, Eurasia se colidirá com a Terra destruindo-a, Zero se tornará um maverick e você não poderá mais acessá-lo.

Este jogo traz não uma, mas duas armaduras novas para X, além da volta da Ultimate Armor. Elas são a Falcon Armor e a Gaea Armor. A primeira permite que você voe por um tempo determinado mas não pode carregar as armas especiais e a segunda pode tocar nos espinhos mas não dá dashes e não se vale das armas dos chefes. Agora você precisa encontrar todas as quatro partes de cada uma para poder utilizá-la. Tanto X quanto Zero podem ativar as cápsulas. Elas estão no vídeo abaixo. Obs: Para a segunda parte da Falcon Armor você tem de pegar todos os pontos azuis na parte da moto:

Falcon Armor :


Gaea Armor:


Os corações:
Grizz Slash - Na parte entre os vagões, suba a passagem acima com a Gaea Armor para passar pelos espinhos e vá pela direita
Duff McWhalen - Na parte que tem o caminho por baixo e por cima, na de baixo tem a cápsula, vá por cima com a Gaea Armor
Squid Adler - Atire na corrente do teto e vá por cima, destrua ou derrube os blococs com Dash
Izzy Glow - Caia logo no início com a Gaea Armor, salve o hunter da esquerda e vá para a direita
The Skiver - No segundo elevador, vá pela direita na segunda parte, vença os inimigos, slave o hunter, pegue o item e volte
Axle the Red - Destrua os primeiros blocos e empurre os outros perto do abismo para dar um dash jump e pegar o coração
Dark Dizzy - Na parte do teto de espinhos, pegue-o com a Gaea Armor ou voe de forma segura com a Falcon Armor. Ele es´tará à vista na hora.
Mattrex - Quando Alia te avisar do perigo da lava e ela passar por baixo, desça e vá à esquerda, caia, pegue o item. Seja rápido.

Os tanques estão:
1º E-Tank: No trem que está explodindo. Seja rápido.

2° E-Tank: Na fase de Dark Dizz pegue-o nas plataformas onde aparecem espinhos com salto duplo ou a Falcon Armor
W-Tank - Na fase do Skyver, no primeiro elevador, caia e pegue o tanque antes que o elevador destrua a plataforma

Salvo a Terra ou não, é hora de invadir a base de Sigma para a batalha final. Enfrente Shadow Devil(Free-Thunder/Denjin), Rangda Bangda W(Ataque normal no olho verde, de fogo no azul, eletricidade no vermelho e gelo no sol). No terceiro estágio você pode pegar a Ultimate Armor de X ou a armadura negra de Zero. Você só poderá pegar a do personagem com o qual começou o jogo. Com X, invada a base com a armadura normal. Caia com a plataforma à direita e entre na cápsula. Quanto ao chefe da fase:

. Se estiver com Zero você lutará com X e vice-versa. Mesmo não tendo virado Maverick o robô azul fica preocupado com o amigo e resolve levá-lo ao HQ à força, os dois desmaiam e Sigma aparece. Ele quase mata X, mas Zero o salva. Sigma diz que espera os dois para a última luta.

. Se Zero virou maverick, o final será diferente após derrotá-lo. Os dois desmaiam e Sigma aparece, ele atira em X mas Zero, que voltou ao normal, se joga na frente morrendo no lugar do amigo. O vilão poupa o outro herói para a batalha final.
Hora de enfrentar os oito mavericks que protegiam as partes do Enigma e da nave de novo. Desta vez, Sigma aprendeu e aumentou suas barras de vidas. Depois encontre Sigma e ele revelará o segredo de Zero. Não fica muito claro mas explicarei no fim do post. Lute com Final Sigma W(Ataque elétrico) e na forma Gamma E(Spike Ball/Sougenmu). O final do jogo õcorre de três maneiras possíveis:



Com X, se Zero virou maverick. Uma misteriosa figura(Dizem ser o Dr Light) cura X mas apaga suas memórias sobre Zero. X é nomeado um hunter class A mas não se lembra do seu amigo.




O outro com X e o com Zero são iguais só mudando a perspectiva de acordo com o personagem. X ampara Zero e suplica para que ele não morra. Sigma, fraco mas ainda vivo, atira nos dois. Zero atira com sua Z-Buster matando o vilão:

X é salvo pela misteriosa figura e volta para casa. Três meses depois ele vai à luta contra um maverick brandando a Z-Saber do amigo morto estando junto a ele assim para sempre.




. Fraco, Zero, suplica que X não morra. Ele revê umas imagens de sua vida e de Iris e percebe a sua origem. Ele morre feliz pois sabe que isso trará paz ao mundo.



Megaman X5 era para ter sido o último jogo da série. Zero morria e era revivido anos depois para ser o protagonista da série Megaman Zero. Mas a Capcom resolveu continuar a série X mesmo sem Inafune. Em Megaman X6, X reencontra Zero que havia sobrevivido. Sigma também volta à vida pelas mãos de Gate, o vilão do jogo. Os sétimo e oitavo jogos trazem um novo personagem jogável, Axl. Os gráficos estão melhores com a qualidade do Playstation 2. No oitavo jogo surge um novo vilão, Lumine, e sua nova geração de Reploids. E ainda há o rpg Mega Man X: Command Mission.
Quem foi Zero? Zero não é um reploid pois não foi feito com base em X. Ele é a obra-prima do Dr Willy em algum momento da saga original construída para matar o Mega Man original e o rebelde Bass. Não se sabe o que aconteceu mas Zero só despertou na era dos reploids. Ele foi classificado como o primeiro maverick(reploid com intenção de matar humanos). Sigma, quando líder dos hunters, lutou com ele. O futuro vilão venceu Zero mas entrou em contato com o Maverick Virus do robô vermelho(Feito com a Evil Energy de Megaman 8). Zero foi reconstruído e se tornou o poderoso hunter que conhecemos mas Sigma ficou vislumbrado com o mundo ideal dos robôs de Willy e se rebelou contra a humanidade. Ele recrutou seu exército, infectando os que não queriam se aliar a ele. Após sua primeira derrota por X, o vilão se torna Sigma Virus. Ele é vencido várias vezes e sempre retorna pois não morria definitivamente e infectava reploids para construírem novos corpos para ele.
Megaman X5 é um ótimo jogo, embora seja bem difícil. Os nomes dos oito mavericks nos EUA foram adaptados em homenagem aos integrantes do Guns N' Roses. Note que a fase de Axle é a Jungle. Só faltou ele falar na conversa antes da luta "Welcome to the Jungle!". Ironicamente, o bom final do jogo é o que dá gancho para a continuação em X6 e o péssimo para Megaman Zero, já que lá, Zero está com seu saber que fica com X no outro final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário