sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Megaman - clássicos do Nintendo, Super Nintendo e Playstation One - Part 2


A série clássica de Megaman( Ou Rockman, no original japonês) foi lançada em 1987. Antes de começar a desdenhar os jogos vou falar sobre a série. A série clássica possui dez jogos sequenciais e uns extras. Aqui você joga praticamente com Megaman. Ele tem a missão de sozinho deter os planos do Dr Willy contando com pequenas ajudas de Rush, no terceiro jogo, e Beat, no quinto. A partir de Megaman & Bass, o robô terá ajuda de outros Robots. Mas sua maior ajuda é a capacidade de copiar as armas dos Robots que derrota.[Obs: Muitos usam a palavra roubar, mas como os Robots Masters sempre voltam no final de cada jogo em que participam com seus poderes normais(O Porquê nunca foi explicado.) usarei o verbo copiar]. Tudo começa no ano fictício de 20XX. Os cientistas Dr Light e DR Willy são amigos e constroem robôs chamados Robot Master para ajudar a humanidade. Porém o Dr Willy se volta contra o parceiro e resolve dominar o mundo com eles. Para impedi-lo Light consegue salvar Rock, que seria unicamente seu filho( Cof... Gepeto.), e o transforma em Rockman para os planos do malvado cientista. Ele ainda tem a Roll, uma robô doméstica que a irmã de Rock que nunca fez nada em nenhum jogo. Ela possui funções domésticas( Olha o machismo! Brincadeira. É que o Japão, país original do jogo, possui valores muito tradicionais. Sim, A Vida Em Bytes também é cultura). Ele tem de enfrentar os Robots Masters Bombman, Gutsman, Cutman, Elecman, Iceman e Fireman que Willy roubou e controlou. Depois invade o castelo de Willy para vencer seus robôs, não são Master então você não fica com seus poderes e o próprio Willy. Ao vencê-lo em sua máquina ele pede perdão e o mundo é salvo. Alguns dizem que os seis robôs são resconstruídos pelo Dr Light e voltam às suas funções originais.
Em todo jogo você pode escolher a ordem dos Robots Masters para enfrentá-los. Aqui são seis nos demais jogos são oito. Você escolhe a área aonde o chefe escolhido está e enfrenta robô menores até chegar ao salão dele para derrotá-lo. Você só copia as armas deles, dos demais chefes não. Além das armas você conta com seu braço-canhão que é sua arma normal e ilimitada. As armas copiadas tem limites. Há uma barra de energia à esquerda acima na tela que é sua vida. Ela diminui se você for atacado ou encostar num inimigo. Ao escolher uma arma de um inimigo derrotado apertando start surge uma segunda barra que é a munição dela. Não há dicas para enfrentar os Robots Masters a não ser a ordem para fazê-lo pois a arma de um é o ponto fraco de outro. Acaba sendo um ciclo. Vença um inimigo com o tiro normal. Depois por uma ordem acabe facilmente com os demais. Aqui, partindo do Cutman, enfrente depois o Elecman, o Iceman, o Fireman, o Bombman e o Gutsman. Acho melhor começar com o Bombman. Ao vencê-los você vai ao castelo do Dr Willy onde tem de enfrentar um monstro de massa, um clone do Megaman, uma máquina, os seis robôs novamente e o Dr Willy em uma poderosa máquina. Use a arma do Elecman no monstro, a normal no clone, a do Gutsman e a do Fireman na máquina e a do Elecman no Dr Willy. Nos seis chefes principais repita o ciclo citado atacando o Bombman com a arma Fire. Procure recarregar as armas após as fases nos castelos nesse jogo pois elas não se recarregam quando você passa um estágio. A capa dos jogos de Nes trazem um Megaman diferente do que é na verdade mas jogo possui um bom gráfico do Nintendo 8 bits e é o começo de uma saga que durará séculos e jogos mas que nunca cansará.

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