sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Megaman - clássicos do Nintendo, Super Nintendo e Playstation One - Part 2


A série clássica de Megaman( Ou Rockman, no original japonês) foi lançada em 1987. Antes de começar a desdenhar os jogos vou falar sobre a série. A série clássica possui dez jogos sequenciais e uns extras. Aqui você joga praticamente com Megaman. Ele tem a missão de sozinho deter os planos do Dr Willy contando com pequenas ajudas de Rush, no terceiro jogo, e Beat, no quinto. A partir de Megaman & Bass, o robô terá ajuda de outros Robots. Mas sua maior ajuda é a capacidade de copiar as armas dos Robots que derrota.[Obs: Muitos usam a palavra roubar, mas como os Robots Masters sempre voltam no final de cada jogo em que participam com seus poderes normais(O Porquê nunca foi explicado.) usarei o verbo copiar]. Tudo começa no ano fictício de 20XX. Os cientistas Dr Light e DR Willy são amigos e constroem robôs chamados Robot Master para ajudar a humanidade. Porém o Dr Willy se volta contra o parceiro e resolve dominar o mundo com eles. Para impedi-lo Light consegue salvar Rock, que seria unicamente seu filho( Cof... Gepeto.), e o transforma em Rockman para os planos do malvado cientista. Ele ainda tem a Roll, uma robô doméstica que a irmã de Rock que nunca fez nada em nenhum jogo. Ela possui funções domésticas( Olha o machismo! Brincadeira. É que o Japão, país original do jogo, possui valores muito tradicionais. Sim, A Vida Em Bytes também é cultura). Ele tem de enfrentar os Robots Masters Bombman, Gutsman, Cutman, Elecman, Iceman e Fireman que Willy roubou e controlou. Depois invade o castelo de Willy para vencer seus robôs, não são Master então você não fica com seus poderes e o próprio Willy. Ao vencê-lo em sua máquina ele pede perdão e o mundo é salvo. Alguns dizem que os seis robôs são resconstruídos pelo Dr Light e voltam às suas funções originais.
Em todo jogo você pode escolher a ordem dos Robots Masters para enfrentá-los. Aqui são seis nos demais jogos são oito. Você escolhe a área aonde o chefe escolhido está e enfrenta robô menores até chegar ao salão dele para derrotá-lo. Você só copia as armas deles, dos demais chefes não. Além das armas você conta com seu braço-canhão que é sua arma normal e ilimitada. As armas copiadas tem limites. Há uma barra de energia à esquerda acima na tela que é sua vida. Ela diminui se você for atacado ou encostar num inimigo. Ao escolher uma arma de um inimigo derrotado apertando start surge uma segunda barra que é a munição dela. Não há dicas para enfrentar os Robots Masters a não ser a ordem para fazê-lo pois a arma de um é o ponto fraco de outro. Acaba sendo um ciclo. Vença um inimigo com o tiro normal. Depois por uma ordem acabe facilmente com os demais. Aqui, partindo do Cutman, enfrente depois o Elecman, o Iceman, o Fireman, o Bombman e o Gutsman. Acho melhor começar com o Bombman. Ao vencê-los você vai ao castelo do Dr Willy onde tem de enfrentar um monstro de massa, um clone do Megaman, uma máquina, os seis robôs novamente e o Dr Willy em uma poderosa máquina. Use a arma do Elecman no monstro, a normal no clone, a do Gutsman e a do Fireman na máquina e a do Elecman no Dr Willy. Nos seis chefes principais repita o ciclo citado atacando o Bombman com a arma Fire. Procure recarregar as armas após as fases nos castelos nesse jogo pois elas não se recarregam quando você passa um estágio. A capa dos jogos de Nes trazem um Megaman diferente do que é na verdade mas jogo possui um bom gráfico do Nintendo 8 bits e é o começo de uma saga que durará séculos e jogos mas que nunca cansará.

Megaman - clássicos do Nintendo, Super Nintendo e Playstation One - Part 1

Oi galera, tudo em paz? Talvez vocês se perguntem por que não atualizo muito o blog! É que não possuo muitos recursos e conhecimento em inglês para trazer notícias e não sei como torná-lo especial entre tantos blogs. Até estou a procura de tutor. Alguém?
Bom, mas gosto de jogos antigos. Atualmente ando rejogando uma série muito famosa no mundo dos games. É uma série que possui várias realidades com vários jogos. Ultimamente sua fase clássica tem voltado ao mundo dos games até mesmo sendo com seus primeiros gráficos. É o Megaman. O robô azul que pega as armas dos chefes ao derrotá-los. Chefes cuja ordem é você quem escolhe. A série começa com Megaman, estando em sua décima versão, avança um( ns) século( s) e vira Megaman X, mais um tempo e temos Megaman Zero, ZX e, por fim, Legends. Ainda há séries que não fazem parte da cronologia oficial e em Rockman Zero, o protagonista é Zero, principal aliado de Megaman X. Como não tive a oportunidade de jogar todos( quem teve?) falarei aqui de Megaman 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, Bass, 9 e Megaman X I, II, III, IV e V. Quem conhece a série percebeu que parei no Playstation One e só mencionarei um do Playstation 3 mas é a vida, né? A parte II explicando a série clássica se encontra logo acima.

sábado, 14 de agosto de 2010

Tekken O Filme( Spoiler para quem não conhece o jogo)


Este post de A Vida em Bytes será diferente. Hoje postarei uma pequena análise da versão cinematográfica recém lançada direto em DVD de uma das maiores séries de jogos de luta, Tekken O Filme. Quem é fã da série sabe que ela possui uma história bem diversificada de outros games. Ela já teve dois heróis principais, pai e filho, e hoje eles lutam um contra o outro por suas próprias ambições além de lutar contra o vilão do primeiro jogo, pai do protagonista. Pode-se dizer que o filme puxa mais para Tekken 3 onde o protagonista é Jin Kazama, filho de Kazuya Mishiima e neto de Heihachi Mishima. Em 2039, depois das Guerras Mundiais terem destruído grande parte da civilização como a conhecemos, o restante dos territórios já não são administrados pelos governos, mas sim pelas empresas sendo que a mais poderosa é a Tekken.Para manipular o povo ela cria o torneio Big Brother, ops, Iron First onde lutadores de todo o mundo terão de provar quem é o melhor. Jin é um lutador de rua que tem a mãe morta por Tekken e se inscreve no torneio para destruí-la. O filme não decepciona quem já está acostumado a isso em se tratar de adaptações de games. Ele diverte, mas só. As cenas de lutas são boas e a história é simples. Os atores estão bem colocados principalmente Cary-Hiroyuki Tagawa que interpreta o velho Heihachi. Tagawa já traz no currículo o papel de um grande vilão dos games de luta, Shang Tsung de Mortal Kombat (1995). Não sei se há promessas para continuações e isso não é muito comum em filmes de jogos mas com os jogos aparecendo no Playstation 3 e companhia, tudo é possível.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

As Tartarugas Ninjas - Games mais famosos até o Playstation 2 - Parte Final - Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time ou Turtles in Time


Finalmente a última parte da matéria. Vale lembrar que ela só trata dos jogos do genêro beat' em up dos jogos da Nintendo baseados na série animada de 1987. O último jogo é Teenage Mutant Ninja IV: Turtles in Time ou Turtles in Time na versão arcade. Se o terceiro game trazia referências ao segundo filme das tartarugas este traz ao terceiro quando elas viajam no tempo. A diferença é que, no filme, o Destruidor já havia sido derrotado e as tartarugas vão ao Japão feudal e enfrentam um senhor feudal. Mas este blog é sobre games e não filmes. O quarto jogo, agora para o Super Nintendo, fez grande sucesso pois além das melhoras do jogo anterior os gráficos estavam mais parecidos com os do arcade. Há vários combos que você pode fazer sendo o principal o de arremessar os soldados em direção a câmera( técnica para derrotar o Destruidor na primeira vez.) O jogo começa com April apresentando o seu telejornal em frente à Estátua da Liberdade quando uma versão gigante do robô do Krang rouba o monumento( April não é sequestrada aqui).As tartarugas saem para a luta passando por uma torre, pelas ruas de New York, um surf no esgoto e ao confrontarem o Destruidor pela primeira vez, na Technodro,e, ele as envia ao período da Idade da Pedra onde elas precisam vencer os inimigos e os chefes para voltar à sua época. Você passa pela Pré História, pela Época dos piratas, pela época do velho oeste, pelo futuro e chega ao sua base( Starbase). Obs: Aqui há uma referência a Jornada nas Estrelas. Enfrente foot soldiers, robôs, soldados de pedra e os chefes, que são Baxter Stockman ( Na forma de mosca), Metalhead, Rat King, Tooka e Razar, Destruidor, Slash, Bebop e Rocksteady, Leatherhead, Super Krang, Krang e Super Destruidor. Na versão arcade, Rat King não existe. Bebop, Rocksteady e Slash também não sendo que você enfrenta Tooka, Razar e Cement Man no lugar deles respectivamente. Uma novidade que só há no Snes da época é que cada chefe possue uma barra de vida agora sendo que você sabe quanto falta para matá-lo( Sim, aqui é o último jogo desta série de games então creio que os vilões realmente morrem. O jogo de luta não faz parte da série). Vale lembrar que em 2009 saiu uma versão para o X-box Live e Playstation Network chamada Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time Re-Shelled e uma versão para o Mega Drive chamada The Hyperstone Heist