terça-feira, 27 de julho de 2010

As Tartarugas Ninjas - Games mais famosos até o Playstation 2 - Parte 4 - Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project



Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project é um jogo muito especial para mim. Eu o ganhei em 1992, quando tinha 8 anos, e simplismente vibrei. Foi o meu primeiro jogo das Tartarugas e eu detonei ele várias vezes com ou sem amigo. Hoje, com 26 anos, tive a chance de jogar outros jogos mas ele nunca deixou de ser o que foi naquele ano. Bem, vamos começar a resenha com a história do jogo. Leonardo, Raphael, Michelangelo e Donatello estão de volta, agora pela Koonami. Eles se encontram na praia da Flórida curtindo suas merecidas férias. Eles assistem o progama de April que fala sobre a onda de crimes em New York. De repente a imagem sai do ar e quando ela volta, Destruidor aparece na tela, sequestra April( de novo, que tara!) e a ilha de Nova York ( Splinter não é levado nesse jogo) e lança o desafio às quatro para salvá-las. Lá vamos nós! Bem, o jogo traz muitas melhoras em relação aos anteriores do Nes o que o torna o melhor jogo do 8-bits não apenas para mim, mas para a maioria dos que jogaram. O gráfico tem mais cores permitindo uma fácil distinção entre os personagens. Não apenas isso mas os ataques especiais( ataque+pulo) estão diferentes para cada tartaruga porém continuam tirando pontos de vida fatal. Outra novidade aqui era você poder lançar os inimigos por cima ( down+ataque) de uma maneira fatal para os mais fracos( foot soldiers e mousers, embora este não fossem lançados mas morriam na hora). Esse metódo meio que existia na versão arcade do segundo jogo mas aqui o inimigo lançado pode atingir outro causando um dano equivalente ao de um ataque normal. Algumas fases traziam abismos onde muitos jogadores gostavam de arremessar seus inimigos. Se você cair, você perde uns bons pontos mas volta se não morrer. Sozinho ou com um amigo, passe por praias, mar, navios, New York e não podia deixar de ser o Technodrome. Vocês começam com três vidas que podem aumentar ao completar um certo número de pontos. Quando você perde uma vida, você pode trocar a tartaruga que controla. Ao perder todas você ainda tem 3 continues. Enfrente foot soldiers, mousers, soldados de pedra( alguns deles se parecem com Granitor,chefe do segundo jogo), robôs., mother mousers( mousers maiores que os comuns mas não gigantes como o Big Mouser do primeiro jogo, controlados por foot soldiers). Se há essas referências aos jogos passado, aqui começam a aparecer personagens do segundo filme live-action, O Segredo do Ooze, com a dupla de monstros Rahzar e Tooka( separados aqui, mas juntos no quarto jogo) e o Super Destruidor quando este bebe o ooze como chefe final. Além deles há Rocksteady, Groundchuck, Slash, Bebop, Dirtbag, Leatherhead, o Destruidor normal( antes de você salvar April) e Krang.

domingo, 11 de julho de 2010

As Tartarugas Ninjas - Games mais famosos até o Playstation 2 - Parte 3 - Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game

O segundo jogo das Tartarugas Ninjas para o Nes, Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game, possui também uma versão para o Arcade( Na verdade, esta veio primeiro) e para outras platarformas como PC, X-Box e até Play 2. O jogo nos fliperamas fez muito sucesso pois, apesar da história tosca, trazia gráficos além da imaginação da época disponível em qualquer lugar de jogos. Era mais parecido com a versão animada. Primeiramente falarei desta versão para depois tratar da do Nes.
Teenage Mutant Ninja Turtles The Arcade Game( foto abaixo à direita e sem II aqui) trazia inovações comparadas ao primeiro jogo do Nes. Primeiramente era um jogo beat-'em-up, conforme citado anteriormente, onde você ''só'' tem de derrotar os soldados foot e outros inimigos como os Mousers até chegar no chefão e vencê-lo para ir à próxima fase. Uma ótima animação de abertura. O que mais chamava a atenção era, sem dúvida, que quatro jogadores distintos podiam controlar cada uma das quatro tartarugas ao mesmo tempo. Era legal juntar três amigos e sair na porrada. Outra coisa era usar o cenário a seu favor arrancando postes com um golpe na direção de um soldado, disparar a tampa de um hidrante neles ou contra-arremessar as tampas de bueiros atiradas contra você por soldados que apareciam do esgoto. ( Curiosidade: No desenho de 1987, esses métodos eram mais utilizados pelos discípulos de Splinter que a porrada) Outra coisa era arremessar os inimigos contra as paredes para eles deslizarem nela até chegar ao chão e explodir. Os comandos eram basicamente golpear e pular mas com inovações. Você podia dar voadoras pulando e golpeando na direção do adversário e aplicar especiais apertando os dois botões ao mesmo tempo. Os especiais eram os mesmos para todas, exceto Raphael que dava uma senhora rasteira. Os outros apenas golpeavam com mais força( fatal para soldados foots). Porém nem tudo eram flores. Aplicar especiais custavam pontos de vidas sua. Aquela história de entrar e sair dos bueiros não existem mais. Você se machuca ao cair neles( devem ser mais fundos hehe) a menos quando derrota Bebop. As lutas são bem duras, sendo que se você só golpear os soldados, eles conseguem golpeá-lo também então o jeito era apelar sempre às voadoras. A história é a seguinte: O Destruidor está de volta e agora conta com a ajuda do alienígena Krang. Ele ataca o prédio onde April trabalha e a sequestra no fim da 1ª fase. Você enfrenta Rocksteady( Agora sempre o primeiro chefe em todos os jogos), Bebop, Baxter, Lieutenant Granitor, General Kraag, Krang e Destruidor. Após salvá-la Splinter é sequestrado e cawabunga de novo, você tem de salvá-lo, invadir a base dos vilões, derrotá-los e novamente salvar o dia.

A versão do Nes trazia desvantagens comparada à do Arcade. Para começar o jogo era só de 1 ou 2 jogadores. Os gráficos eram inferiores( abaixo), os inimigos não se chocavam contra as paredes. Se no Arcade você usava fichas para manter ou trocar sua tartaruga ao ser derrotado, aqui a tartaruga escolhida é que nem casamento, mas sério, não pode trocar sem ter que começar o jogo de novo. Claro que há limites de créditos para isso. Para compensar, a Ultra, produtora desta versão, trazia duas fases a mais com dois chefões a mais, Tora e Shogun Warrior.  
Outra diferença é o chefe que você enfrenta na hora de salvar April. No arcade você enfrentava Bebop e Rocksteady de novo, mas juntos( Quem gostava do desenho devia adorar o ataque deles onde eles atingiam um ao outro independente da tartaruga desviar ou não), no console você enfrentava Baxter em sua forma de mosca. E o ataque especial de Raphael era igual ao de seus irmãos. Quando você termina o jogo você já vê que o Destruidor não está vencido.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

As Tartarugas Ninjas - Games mais famosos até o Playstation 2 - Parte 2 - Teenage Mutant Ninja Turtles



O primeiro é sempre o melhor? Bom, deixo isso para os outros que já jogaram decidirem. Arrisco dizer que deve ser não pois ele difere totalmente dos seus sucessores. A história do jogo é simples. As Tartarugas devem salvar sua amiga April das mãos do Destruidor e seus capangas. Quando você a salva a história se desenvolve sendo que você tem de salvar a represa de New York, seu mestre-rato Splinter e partir para a batalha final. O jogo é meio RPG, meio ação. É o único jogo que um único jogador pode controlar as quatro tartarugas em tempos diferentes. Apenas aperte start para escolher/trocar suas tartarugas. Você pode andar pela cidade, bases aéreas derrotando os soldados com apenas um golpe. Há até uma fase em que você dirige o jipe delas. Mas tome cuidado para não ser atropelado por tanques pois a Tartaruga que estiver controlando morrerá na hora. O modo visão de cima acaba quando você entra nos esgotos e demais lugares partindo para o tradicional 2-D do Nintentinho. Lá você enfrentará soldados foot, mousers e outros além dos sub-chefes, que são apenas um desses já citados( Coisa simples que nem merece o tema de batalha que toca na hora), e, claro, os chefes. Eles são Bebop, Rocksteady( Além do Destruidor, esses dois são os únicos vilões que aparecem em todos os jogos), Slash, Mechaturtle, Big Mouser,  Technodrome( A nave dos vilões. Obs: Apesar de nos outros jogos você entrar na base o computador-cerébro estará sempre destruído por causa dessa luta) e o próprio Destruidor. Para isso você contará com armas especiais( Shurikens, Bumerangues) além das armas tradicionais das quatro( mais uma exclusividade deste jogo, nos outros você apenas conta com as tradicionais.) Alguns elementos que fazem do jogo um RPG são o fato de você ter de cumprir uma missão( Desarmar as bombas na represa.), precisar de itens para seguir em frente em algumas partes e a estratégia de escolher qual a melhor tartaruga para se usar. Se você for jogar aconselho o Donatello pois o seu bastão tem maior alcance ajudando você destruir inimigos em platarformas antes de subir ou descer sem correr risco de se ferir. No final do jogo Splinter volta ao normal( ??, nos outros jogos ele está na forma de rato.) e April resolve comemorar chamando as tartarugas para comerem uma pizza, sua comida favorita.

domingo, 4 de julho de 2010

As Tartarugas Ninjas - Games mais famosos até o Playstation 2 - Parte 1

Você conhece As Tartarugas Mutantes Ninjas( Teenage Mutant Ninja Turtles)? Antes dos novos desenhos da Fox Kids, do filme de 2007 e dos jogos atuais; Leonardo, Michenlagelo, Donatello e Raphael já fizeram a alegria de uma geração anterior nessas mídias já citadas. Um desenho, três filmes, uma série live-action( horrorosa.) e games onde ficaram mais consagradas no Nintendo, Snes e Arcade.

OS GAMES

Apesar de inicialmente ser uma série em quadrinhos, a adaptação animada de 1987 que acrescentava elementos novos como o Conquistador Kang, novos monstros e soldados-robôs no lugar do clã de ninjas do mal; fez tanto sucesso que influenciou os jogos na época do gênero Beat 'em up, onde você, sozinho ou com amigo(s), enfrentam vários inimigos para chegar no chefão final e vencê-lo. Os inimigos geralmente, exceto no primeiro jogo do Nintendo 8 bits, são os foot-soldiers com os quais você luta e quando eles perdem eles se auto-destroem.
Nesta matéria, dividida em partes, falarei dos games beat'em up do Nintendo 8 Bits; Teenage Mutant Ninja Turtles, Teenage Mutant Ninja Turtles II - The Arcade Game, Teenage Mutant Ninja Turtles III - The Manhatthan Project; do Super Nintendo, Turtles in Time ou Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time e dois dois jogos para Arcade Teenage Mutant Ninja Turtles e Turtles in Time que são adaptações melhores do segundo jogo do Nes e do Snes respectivamente.